Criada pelo escritor Pascal Thomas e pelo artista gráfico Guy Peellaert, essa personagem foi um ícone do psicodelismo e da Pop Art nos anos 1960. Pravda é uma líder de uma gangue de mulheres amazonas motoqueiras, viajando pelos Estados Unidos. É um personagem considerado também feminista e que luta pela liberdade sexual.

As histórias se passavam em um mundo meio abandonado.. não era uma coisa pós-apocalíptica como em Mad Max, mas acaba tendo um pouco esse clima. Dizem que a personagem título é baseada na cantora francesa Françoise Hardy.

Pravad chegou em uma época de muita luta pela emancipação da mulher.. e veio na esteira de personagens como Modesty Blaise, Valentina, Vampirella, e de Jodelle, que também é uma personagem de Peellaerte.

Guy Peellaert é um artista plástico belga, muito famoso pelo livro Rock Dreams, e pelas capas que produziu para caras como David Bowie e bandas como Rolling Stones. Produziu também os pôsteres dos clássicos Paris Texas, e também Taxi Driver, e Short Cuts.

O poder gráfico de Peellaert, embora muitos não o acham um grande desenhista, está muito no design de páginas que ele fazia, na utilização de cores saturadas, primarias e secundárias.. muito contraste.. e o uso das onomatopéias como um recurso gráfico de design mesmo. Foi um dos caras que mais deu importância e entendeu as questões de design dos quadrinhos.