Parâmetros de Julgamento de um Bom Desenho

Existe uma coisa que me incomoda um pouco nesta minha experiência como diretor e proprietário de escola de artes… O conceito do que as pessoas entendem ser “desenhar bem”.

O que é desenhar bem? O que as pessoas entendem como desenhar bem? Os parâmetros usados para definir isso, é o que me incomoda.

A maioria dos interessados em nossos cursos de desenho, ilustração, histórias em quadrinhos e outros, pensam que a Quanta é uma escola apenas para quem já desenha muito bem.

Geralmente eles fazem outros cursos, que eles consideram ser básicos, e só depois, quando se sentem seguros, nos procuram. Muitos nos vêm como uma escola de formação para profissionais, e a maioria chega a dizer que tem medo de estudar aqui, porque terão aulas com alguns artistas que admiram.

Acho isso muito engraçado porque ter a possibilidade de estudar com esses caras deveria ser um dos motivos pelos quais as pessoas procuram a Quanta, principalmente as que querem seguir a profissão. O fato de terem que estudar desenho primeiro, para depois procurarem nossa escola por não se acharem preparadas para terem aulas conosco (embora isso seja meio absurdo) demonstra sua preocupação, ou pelo menos sua noção do que seja “desenhar bem”.

Tenho algumas opiniões malucas sobre a origem destes parâmetros. E acho que faço uma idéia de onde surgiu a noção, ou a impressão de que somos uma escola que só aceita alunos que já desenhem muito bem. De que somos uma escola que NÃO é voltada para atender àqueles que estão começando.

Nosso curso de desenho esta formatado justamente para a construção de uma visão mais ampla do que seja desenhar. Ele é um curso aberto no sentido de fazer com que o interessado entenda que não existe uma maneira certa de desenhar! Não existe uma maneira correta. Existe desenhar. E desenhar é uma forma de expressão. Desenhar é se comunicar… Passar uma idéia, um conceito.

Qualquer pessoa pode desenhar. Qualquer uma. O que acontece, é que com o tempo, as pessoas começam a achar que arte é para artistas. Elas comparam a qualidade ou não de um desenho, uma ilustração, uma pintura ou um desenho em uma HQ, com sua proximidade com a realidade… Vou tentar me expressar melhor. Geralmente o que as pessoas julgam ser “desenhar bem”, tem a ver com a maneira como ela, o espectador, o público, interpreta a forma desenhada… Muitas vezes, quanto maior for a proximidade desse desenho, ou pintura com o que ela vê no mundo real, quanto mais ela reconhece aquela forma desenhada como uma cópia fiel da realidade, maior será a qualidade desse desenho ou pintura.

Por exemplo, se ela vê o desenho de uma mão… Quanto mais realista for o desenho da mão, quanto mais próxima da realidade for aquele desenho de mão, mais as pessoas vão considerar aquele um bom desenho porque “parece foto”. Portanto, um bom desenhista é aquele que “copia” com mais fidelidade e detalhe o que nós vemos na realidade.

O artista escocês Paul Cadden é um exemplo da busca pelo real, o chamado Hiper-Realismo. Cadden trabalha basicamente com grafite.

O parâmetro usado para se julgar se alguém desenha bem ou não, não está ligado apenas à busca do artista em reproduzir com fidelidade o real, ele pode estar ligado à interpretação do real.

Os desenhistas escutam algumas frases pontuais o tempo todo… “Nossa, isso é um dom, não é?”, ou “A pessoa nasce com esse talento, não é?” As pessoas não falariam isso, se vissem alguém desenhando uma casinha no estilo que uma criança desenha uma casinha. Elas não dizem isso, porque não estão vendo uma casa desenhada como ela é no “mundo real”.
Ainda assim, elas reconhecem a forma desenhada como a de uma casa. Esse desenho de casa não foi capaz de comunicar que aquilo desenhado ali é uma casa? Se a pessoa está entendendo, isso, por si só, não seria suficiente para considerar esse um bom desenho?

Quando vemos a imagem do estudo de um artista da escala de Picasso, onde ele pega a imagem de um boi e tenta extrair da reprodução gráfica do real uma interpretação gráfica, ou várias maneiras de um artista interpretar a forma desse boi graficamente, podemos entender um pouco melhor sobre o que estou falando.

Isso é desenhar bem. E qualquer pessoa pode fazer isso.


Fim da parte I

Leia também a parte IIparte IIIparte IV e a parte V (final)