Você já ouviu falar de ilustração isométrica? Talvez não, mas com certeza já viu uma: elas sempre aparecem em mapas e infográficos, justamente porque são muito didáticas na maneira de representar os espaços.

Mas o que caracteriza uma ilustração isométrica? Em primeiro lugar, o termo “isométrico” quer dizer “mesma medida”. A perspectiva isométrica é um tipo de projeção cilíndrica ortogonal, onde cada um dos eixos espaciais (altura, largura e profundidade) será representado a uma mesma distância angular entre si, a 120º.

Parece difícil, né? Mas não é. A partir de uma malha de retas desenhadas em ângulos de 30º em relação à horizontal, podemos construir quaisquer objetos. Além do uso tradicional em projetos de arquitetura e mecânica, muitos ilustradores (e não só de manuais de instrução ou de livros didáticos) têm se rendido novamente ao charme das isométricas, criando artes sublimes. Veja só:

LORIS F. ALESSANDRIA:

ANA GALVAÑ:

TRISTÁN CHESSELET:

YORKA:

MATTHIEU NIVESSE:

E aí, curtiu? Nessas férias, o ilustrador Gus Morais vem ministrar um curso de ilustração isométrica digital aqui na Quanta! Dá uma olhada no trabalho do maluco:

GUS MORAIS:

 

O curso acontece na semana do dia 21 a 25 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. + info: 11 5083-8425