Mês do nerd na Quanta
Maio é tradicionalmente um mês Nerd: tem o dia do “Star Wars”, o “dia da toalha”… E nerd combina com a Quanta!
Além da nossa programação repleta de bate-papos nérdicos lá na escola, aqui no blog a nerdice continua com as nossas dicas quânticas! Livros, filmes, séries, quadrinhos e outras coisas mais, que gostamos tanto e queremos que vocês conheçam também!
Desta vez, Olavo Costa e Ronaldo Barata trazem mais duas dicas para nossa NerdList. Mas antes, Carol Fernandez conta pra gente um pouquinho da origem do “Dia da Toalha”.
Depois de um belo porre, deitado em um campo enquanto olhava as estrelas, um jovem teve uma ideia para um livro que se tornaria bem popular. Esse jovem era Douglas Addams e o livro, o “Guia do mochileiro das galáxias“. As peculiaridades e estilo de vida do autor são fascinantes: seu amor por número, seu apego ao aleatório e, claro, seu humor.
Durante sua carreira, ele se tornou uma das mentes mais carismáticas da cultura britânica. Sua morte precoce (faleceu aos 49 anos de ataque cardíaco) levou os fãs a homenageá-lo com o “Towel Day“ ou “Dia da Toalha”, comemorado no dia 25 de maio.
“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth;
Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial etc. etc.
Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”.
O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.
– Trecho do livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”
Este dia se desdobrou e virou o “Dia do Orgulho Nerd”, por conta também da estreia de Star Wars em 1977 (que às vezes perde espaço para o dia 4 de maio, o “may the 4th be with you”). O lance é que quando dia 25 chega, milhares de nerds prendem suas toalhas nas mochilas e celebram a obra e o humor desta mente brilhante.
O nerd hoje saiu dos guetos, está no cinema, na tv, na moda e em todos os aspectos da cultura. Toda a forma de nerdice é válida, você comemorando ou não o “Dia da Toalha”, afinal o sentido da vida é 42!
Até mais e obrigada por todo aquele peixe!
Dica: Dirk Gently’s Holistic Detective Agency
Autores: Douglas Adams (livro) e Max Landis (série)
Onde encontrar: Esta série de comédia de ficção científica baseada no livro homônimo de Douglas Adams, adaptada por Max Landis, pode ser vista no canal de streaming Netflix, que a produziu em parceria com a BBC America!
O que é: A história acompanha o pacato Todd Brotzman (Elijah Wood), um funcionário de um Hotel que encontra, em um dos quartos, o corpo assassinado de um multimilionário. Isso inicia uma cadeia de eventos que o levam a tornar-se o ajudante relutante do “detetive holístico” Dirk Gently (Samuel Barnett), que usa o poder do acaso para solucionar seus casos. A primeira temporada segue a dupla enquanto investiga o crime, revelando um universo onde viagem no tempo, vampiros psíquicos, conspirações governamentais e estranhas forças da natureza (ou sobrenaturais) são os verdadeiros protagonistas!
Minha opinião: Por enquanto, só assisti à primeira temporada (a segunda e última já está disponível no Netflix desde outubro passado), que é autossuficiente, deixando um gostinho de “quero mais!”. Dirk Gently é uma série cheia de personagens interessantes e cativantes em um universo surreal, com uma narrativa intrigante e instigante. A trama é bastante complexa e as muitas personagens que aparecem ao longo da “investigação” podem fazer com que o espectador desista de acompanhar a série até o fim: precisei insistir por alguns episódios até começar a entender o que é que diabos estava rolando ali. E valeu a pena! Ao fim dos 8 episódios, a gente percebe como toda essa loucura intensa está estruturada com uma lógica perfeitamente adequada a esse universo.
Dica: 1984
Autor: George Orwell
Onde encontrar: Nas principais livrarias.
O que é: Um dos livros mais famosos de George Orwell que traz a história de Winston, um cidadão completamente ordinário preso em uma sociedade comandada por um estado totalitário.
Minha opinião: Sabe V de Vingança? Pois é… O velho Alan Moore não teve a menor vergonha de basear sua célebre HQ neste clássico de George Orwell! É praticamente a versão ‘super-herói do livro.
Confira as outras dicas da NerdList da Quanta!
#1 “Jurassic Park” e “A Ilha do Dr. Moreau”
#2 “Harry Potter” e “O Senhor das Moscas”
#3 “O Senhor dos Anéis” e “As Crônicas de Nárnia”
#4 “Aurora” e “Asterios Polyp”