Mês do nerd na Quanta
Maio é tradicionalmente um mês Nerd: tem o dia do “Star Wars”, o “dia da toalha”… E nerd combina com a Quanta!
Além da nossa programação repleta de bate-papos nérdicos lá na escola, aqui no blog a nerdice continua com as nossas dicas quânticas! Livros, filmes, séries, quadrinhos e outras coisas mais, que gostamos tanto e queremos que vocês conheçam também!
Dessa Vez, Olavo Costa e Tainan Rocha trazem mais duas dicas para nossa NerdList.
Dica: Aurora
Onde encontrar: na rua João Moura, 503.
O que é: O estúdio Aurora é mais do que um simples estúdio. Parece slogan barato de comercial de rádio, né?
Mas é que procurando, não encontrei melhor forma de falar a respeito desse aconchegante pico localizado na rua João Moura que frequentemente transforma a sua maior sala em palco para ótimas (e sonoramente distintas) bandas que, por muitas vezes, estão feito aqueles vinis raros no meio de uma porrada de caixas empoeiradas: só esperando os seus tímpanos!
Minha opinião: O Aurora ainda conta com a simpatia e boas ideias para serem trocadas com os sócios Aecio de Sousa e Carlos Eduardo (Carlão) no balcão de um bar bacana que oferece desde Negroni até cervejas especiais.
Basta acessar a página deles no facebook para curtir e ficar por dentro da agenda de shows e eventos.
Dica: Asterios Polyp
Autor: David Mazzucchelli
Onde encontrar: em qualquer livraria. No Brasil foi lançada pelo selo de quadrinhos da Cia. das Letras, o HQ na Cia.
O que é: O livro é uma das maiores obras dos quadrinhos (a maior de David Mazzucchelli), publicado em 2009, com edição brasileira de 2011. Conta a jornada do protagonista Asterios Polyp, um egocêntrico, arrogante, misantropo e eminente professor de arquitetura, que acumula prêmios por seus projetos com design sempre perfeito, sem nunca ter posto em pé uma única edificação.
A personagem, no entanto, vive num mundo erigido sobre suas certezas e crenças (como a de que tudo pode ser entendido em termos de dualidades, sempre presentes na obra), extremamente racionais e pragmáticas. Tudo isso começa a ruir pela segunda vez, quando, aos 50 anos de idade, já mera sombra do que costumava ser, numa noite de tempestade, um incêndio consome seu apartamento. É a partir daí que acompanhamos sua jornada, entrecortada pelas lembranças do passado, quando uma paixão arrebatadora abalou suas certezas pela primeira vez.
Minha opinião: Mazzucchelli é um gênio, um dos meus artistas favoritos, extremamente versátil, com domínio ímpar da linguagem dos quadrinhos. Pra vocês terem uma ideia, o ítalo-americano desenhou quadrinhos de super-heróis (como “Batman: ano um” e “Demolidor: a queda de Murdock”, ambos escritos por Frank Miller), adaptou “A Cidade de Vidro” em quadrinhos (a partir do livro homônimo de Paul Auster, com a ajuda de Paul Karasik) e publicou suas próprias histórias na série de revistas “Rubber Blanket” (em parceria com sua esposa Richmond Lewis).
“Asterios Polyp” é uma obra interessante em todos os níveis de leitura: pela trama que flui como deveria num romance envolvente; pela densidade dos conceitos estéticos e filosóficos trabalhados, sem perder o humor; pelas muitas relações com mitologias e simbolismos sempre presentes; mas principalmente (para mim) pelo estudo sobre as possibilidades narrativas da linguagem dos quadrinhos.
Em “Asterios Polyp”, forma e conteúdo são indissociáveis: a “linha” que define as personagens (em estrutura e acabamento) nos diz muito de quem são ou de como essas personagens veem o mundo. O projeto gráfico do livro, a escolha das paletas reduzidas nas páginas da história, nada é por acaso! Todas as escolhas estéticas são necessárias para construir essa trama intricada de modo preciso.
Trabalhar a forma como conteúdo não é novidade na história da arte desde, pelo menos, as vanguardas modernistas. Não é novidade nem mesmo nos quadrinhos. Mas essas obras densas são geralmente herméticas e inacessíveis para os não iniciados. Mazzucchelli faz tudo isso, sem se esquecer do leitor e de seu papel primeiro como quadrinista: narrar uma boa história.
Confira as outras dicas da NerdList da Quanta!
#1 “Jurassic Park” e “A Ilha do Dr. Moreau”
#2 “Harry Potter” e “O Senhor das Moscas”
#3 “O Senhor dos Anéis” e “As Crônicas de Nárnia”