Mês do nerd na Quanta

Maio é tradicionalmente um mês Nerd: tem o dia do “Star Wars”, o “dia da toalha”… E nerd combina com a Quanta!

Além da nossa programação repleta de bate-papos nérdicos lá na escola, aqui no blog a nerdice continua com as nossas dicas quânticas! Livros, filmes, séries, quadrinhos e outras coisas mais, que gostamos tanto e queremos que vocês conheçam também!

Desta vez, Felipe Campos traz mais duas dicas para a nossa NerdList.

Dica: O Senhor dos Anéis

Autor: J.R.R. Tolkien

Onde encontrar: Muito fácil de ser achado! Aliás, não só a trilogia, mas também os outros livros do autor.

O que é: Com certeza, uma das histórias de alta fantasia mais conhecidas no mundo, e inspiração pra muita coisa que veio depois. É uma trilogia que teve seu primeiro livro lançado em 1954, e conta a história de um grupo (A Sociedade do Anel) que tem como missão destruir um anel poderoso e evitar que ele volte pras mãos de seu criador, o Sauron, o Senhor do Escuro. É um universo enorme e cheio de referências a mitologia, filosofia, religião… Em 2001 foi lançado o primeiro filme, que se revelou um tremendo sucesso.

Minha opinião: Um universo maravilhoso em que, com certeza, vale a pena mergulhar! E, se serve como uma dica, não leia só a trilogia, mas também as outras coisas escritas por Tolkien, que são tão boas quanto. E ainda afundam você mais nesse universo.

Felipe Campos


Dica: As Crônicas de Nárnia

Autor: C.S. Lewis

Onde encontrar: É mais fácil de achar a versão única, com todos os sete livros, em qualquer livraria, do que achar cada livro separado.

O que é: Assim como “O Senhor dos Anéis”, também é uma série de alta fantasia, que começou em 1950. É considerada um clássico desse tipo de litaratura. Conta a história de crianças que vão parar no mundo de Nárnia com a ajuda de alguns “talismãs” que são diferentes em cada livro. Essas crianças são guiadas por um leão chamado Aslam na batalha entre o bem e o mal. Nesse mundo, existem criaturas como animais falantes, faunos, centauros, grifos e todas a sorte de criaturas fantásticas.
É dito que a história tem uma temática cristã, apresentando o leão Aslam como Deus. O primeiro filme (“O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”) foi lançado em 2005 e conquistou grande parte do público brasileiro, que até então, dificilmente tinha ouvido falar na obra de Lewis. Outros dois filmes foram lançados depois desse, mas infelizmente não são tão bons e não tiveram uma boa bilheteria.

Minha opinião: Outro universo em que, com certeza, vale a pena entrar. A série não é indicada só para crianças, mas para adultos também! Os livros são de leitura muito fácil, que te leva pra longe durante horas…

– Felipe Campos

Curiosidade: O escritor, filólogo e professor universitário J.R.R. Tolkien nasceu na África do Sul em 1892, mas cresceu na Inglaterra.
O que pouca gente sabe é que Tolkien era colega de C.S. Lewis na Universidade de Oxford. A relação entre dois escritores se estreita quando Tolkien, um católico devoto e veterano da Primeira Guerra, converte Lewis para o cristianismo.
Mas logo a relação dos dois escritores é envenenada por ciúmes, paranoia e diferenças religiosas.

Confira as outras dicas da NerdList da Quanta!
#1 “Jurassic Park” e “A Ilha do Dr. Moreau”
#2 “Harry Potter” e “O Senhor das Moscas”