Marcello Quintanilha nasceu em 1971, em Niterói. Autodidata, tornou-se quadrinista profissional ainda adolescente, nos anos 1980, desenhando gibis de terror e artes marciais para a editora Bloch.
Nos anos 1990, passou a publicar seus quadrinhos em revistas como a General, General Visão, Nervos de Aço, Metal Pesado, Zé Pereira e a Heavy Metal.
Em 1991, foi premiado no Salão do Humor de Ribeirão Preto. Ainda nesse ano foi premiado na 1ª Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro. E voltou a ser premiado na segunda edição da Bienal, em 1993.
Em 1999, foi premiado no Salão Carioca de Humor. Também em 1999, pela editora Conrad, lançou seu primeiro livro de quadrinhos: Fealdade de Fabiano Gorilla. Nesse momento, Marcello Quintanilha ainda assinava “Marcello Gaú”.
A Conrad publicou mais dois álbuns dele: Sábado dos Meus Amores (2009) e Almas Públicas (2011).
TUNGSTÊNIO foi lançado pela Veneta em 2014. E logo depois na Espanha, França, Alemanha, Itália, Polônia… Um sucesso internacional que rendeu a Quintanilha diversos prêmios, incluindo o mais importante: o Angoulême.
Em 2018 a adaptação do livro estreou nos cinemas brasileiros, dirigida por Heitor Dhalia, com uma estética bastante fiel ao livro.
TALCO DE VIDRO foi lançado em 2015. Outro grande sucesso de vendas e de crítica. Em 2016 lançou HINÁRIO NACIONAL, premiado com um Jabuti. Seu livro mais recente é TODOS OS SANTOS (Veneta, 2018)

https://www.youtube.com/watch?v=OC3_fY_y-8g

Conheça melhor seu trabalho e converse com ele:
@marcello.quintanilha