Animação classicona da Hanna-Barbera de 1965. Grande parte dos episódios foram escritor por Tony Benedict, Warren Foster, Dalton Sandifer e Michael Maltese. A dupla Tony Benedict/Warren Foster escreveu também vários episódios de outras animações clássicas como Pantera Cor-de-Rosa, Sansão e Golias, Popeye, Mr. Magoo, Zé Colmeia, Flintstones entre muitos e muitos outros, e é considerada uma das duplas de roteiristas mais lendárias desse período da TV americana. Foster era músico também, e muitas das trilhas destas animações clássicas tem composições dele.
Charles A. Nichols foi o diretor geral de animação. Nichols é uma lenda dentro do estúdio H-B.. o cara foi meio que o cabeça de animações como Flintstones, Josie e as Gatinhas, Scooby-Doo, Laboratório Submarino, Quarteto Fantástico (da Hanna-Barbera – anos 60), Os Apuros de Penélope, Dick Vigarista e as Máquinas Voadoras (a animação do pombo correio), Corrida Maluca, Mightor, Herculóids, Homem-Pássaro e Galaxy Trio, Shazzan, Os Impossíveis, Frankeinstein Jr… enfim, o cara manja tudo.
A Formiga Atômica é uma dessas animações clássicas da H-B que trabalham muito com repetição.. temas repetitivos que marcavam a memória da molecada. Grande parte dos episódios começam com a Formiga se exercitando e recebendo o chamado pra uma missão.. esse tipo de repetição, como estrutura de roteiro, ajuda o publico a receber bem a aventura que vem por aí, principalmente o público infantil, que com esse tipo de abertura se sente seguro em termos de estrutura das histórias.
Eu curtia muito todas essas animações da H-B, mas Formiga Atômica era uma das minhas preferidas.. provavelmente porque eu sempre curti muito o gênero super-herói, e ela era uma mistura disso… pro pessoal mais novo, acho que é uma animação que vale a pena conhecer …
O nosso amigo e professor RONAN CLIQUET é outro fã dessa animação, ele até tatuou a Formiga Atômica!!!
Recomendado por: Marcelo Campos