Bem-vindo à Quanta! Nossa escola é dedicada, há mais de quinze anos, ao ensino do artes gráficas de maneira ampla, e ligada a esse universo, como Desenho, Pintura, Ilustração, Histórias em quadrinhos e Arte digital, entre tantas outras.
Nós levamos muito a sério a parceria firmada entre escola e aluno. Por isso o ensino aqui é sempre de alto nível, tanto para quem só quer desenhar por hobby ou conhecer mais sobre o assunto, quanto para aqueles que querem trabalhar com isso profissionalmente. Nossos professores são atentos às expectativas de cada aluno, dispensando sempre uma atenção individualizada a todos. Para tanto, estão preparados para lidar com muitos estilos, interesses e níveis de conhecimento, desde os mais básicos até os mais avançados.
Mas o aprendizado não para por aí. Fora da sala de aula, o ambiente descontraído ajuda o aluno a se sentir à vontade para desenvolver seu potencial criativo, convivendo com uma galera que também, por algum motivo, se interessa por arte. A Quanta acredita que esse convívio é muito importante. E tem sempre algum bate-papo, palestra, demonstração, workshop, lançamento de quadrinho, livro ilustrado, sessões de desenho de modelo vivo, entre um bocado de outras coisas, geralmente gratuitas, rolando por aqui.
Todos os nossos cursos são concebidos e ministrados por profissionais da área. Temos os nossos próprios planos de aula, preparados com base naquilo que julgamos ser a melhor maneira de ensinar e aprender a desenhar, aliando teoria, prática e formação de repertório; sem apostilas ou fórmulas pré-definidas, pois acreditamos que este tipo de material pode acabar “podando” tanto o conhecimento, quanto a criatividade do aluno. Por isso nossos materiais didáticos são usados só como apoio para as aulas, seja na explicação dos conceitos, sempre acompanhada de demonstrações dos professores e apresentações com inúmeras referências, seja nas propostas de exercícios.
Outra postura que adotamos é nunca mentir para os nossos alunos: como qualquer outra coisa que se aprende a fazer na vida, só se aprende a desenhar desenhando! É claro que a gente acha que tem alguma coisa importante pra dizer, né? Se não, não seríamos uma escola. Mas quem quiser aprender, evoluir e ficar bom mesmo nisso, vai ter que praticar! Por isso os nossos professores têm duas funções importantíssimas (tão importantes quanto passar um conteúdo específico ou ajudar a formar repertório): a primeira é estimular os alunos a produzirem e a segunda é ajudá-los, com seus conhecimentos técnicos, a pavimentar o caminho para desenvolverem seu próprio trabalho. Assim, nosso método de ensino possui três pilares fundamentais, sempre relacionados entre si:
1. o professor: profissional da área, reconhecido e artista maduro, capacitado para oferecer a orientação 1 necessária ao aluno.
2. o material didático: conteúdo das apresentações e referências de aula utilizados para o desenvolvimento dos exercícios, dependentes tanto da orientação do professor quanto da criatividade do aluno.
3. os alunos: que, ao interagirem com o material, o professor e outros alunos, adquirem conhecimentos técnicos e desenvolvem sua capacidade de expressão pessoal.
Muita gente que se formou aqui na Quanta hoje faz parte de um rol de artistas reconhecidos, aqui ou lá fora, o que nos dá a confiança de que caminhamos na direção correta!
Pensando em tudo isso, nós definimos uma estrutura curricular em que os nossos cursos anuais (Desenho, Técnicas de Pintura, Ilustração, Histórias em quadrinhos e Arte digital) duram sempre um ano letivo (com férias em janeiro e julho). Isso às vezes assusta algumas pessoas. Tem gente que acha que um ano é muito tempo, quando, na verdade, estudar desenho (ou arte) é uma tarefa para a vida toda! A gente nunca vai saber tudo sobre todas as coisas (pode acreditar, quem te disser o contrário está mentindo!). Nem mesmo sabemos tudo sobre uma única coisa! Mas isso não é um problema. Ainda bem que tem sempre alguma coisa nova para se descobrir! E isso é que é legal! Tem sempre um novo caminho pra gente trilhar no processo de “estar aprendendo a desenhar”. Um processo que nunca acaba, que depende da vontade e do esforço do aluno. E é por isso que desenhar tem que ser também um prazer!
Nossa pretensão modesta é, em primeiro lugar, ampliar um pouco os horizontes na maneira de ver e pensar desenho e outras formas de arte em geral. “Abrir a cabeça”, deixar que novas perspectivas possam aflorar. Se você quiser saber mais sobre quem somos nós, as pessoas que fizeram e fazem da Quanta o que ela é hoje, e um pouquinho do que a gente pensa, dê uma olhadinha no vídeo ao lado.
Se ainda não estiver convencido, você pode ligar pra gente e marcar uma aula experimental gratuita, no curso que quiser. É só combinar antes, ligando aqui.
E, mais uma vez, seja bem-vindo!