QUEM É: em 1979, na Mooca (cidade de São Paulo), vinha ao mundo Ronaldo Barata. Barata, ainda um tenro garoto de 10 anos de idade, começou a estudar desenho. E foi amor ao primeiro esboço. As linhas, sombras e formas tomaram seu coração e encheram seu peito com a vontade de se tornar um desenhista profissional… Ignorando todos os alertas e avisos sobre o quase nulo reconhecimento da profissão e a baixa remuneração agregada, Barata formou-se técnico em Desenho de Comunicação pela ETE José Rocha Mendes; habilitou-se em Programação Visual (profissão que hoje é chamada simplesmente de Design Gráfico) pela Editoras Salesianas Dom Bosco; tornou-se web designer pelas escolas SENAI e SENAC e especializou-se em ilustração e histórias em quadrinhos em uma das primeiras turmas da Fábrica de Quadrinhos (atual Quanta Academia de Artes).
O QUE JÁ FEZ: profissionalmente, o jovem Periplaneta Americana, no auge de seus 18 anos e recém dispensado do serviço militar obrigatório, começou a trabalhar em agências de propaganda, inicialmente como assistente de arte. Neste período, trabalhou com criação, design gráfico, desenvolvimento de logotipos e identidades visuais, cartões de visita, folders, editoração, diagramação e web design, mas sempre trabalhando em paralelo com ilustração e criação de mascotes. Na virada de 1999 para 2000, acreditando que o mundo seria destruído numa hecatombe nuclear provocada pelo bug do milênio, Barata deixou a publicidade. Foi uma separação difícil – as agências ficaram com a guarda dos trabalhos e conseguiram uma liminar na justiça impedindo-o de se aproximar de suas criações. Triste… mas a gente cria os trabalhos para o mundo, não pra gente.
Enfim, como o mundo não acabou, ele começou a lecionar desenho, ilustração e histórias em quadrinhos e a atuar como ilustrador free-lancer. Ilustrou para livros didáticos, paradidáticos, RPG, revistas, publicidade e sites. E continua!
ATUALMENTE: Barata é professor de Desenho, Ilustração e Arte Digital na Quanta Academia de Artes, é diretor de arte no Quanta Estúdio e autor da série “Sobrenatural Social Clube”, publicada pelo selo SESI-QUANTA.
Conheça melhor seu trabalho e converse com esse artista:
@virtual_barata