Dia Internacional da Mulher
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, criamos uma série de conteúdos especiais!
Um deles é uma série de perfis de personagens fictícias que inspiram e levantam a bandeira dos valores e conceitos a que todas as mulheres têm direito! Elas lutam por seus espaços em páginas de quadrinhos e historias gráficas e ensinam a leitoras que todas podem ser o que desejarem.
Para nossas seguidoras que não gostam de quadrinhos elegemos mulheres reais – por que a vida sempre imita a arte – que se assemelham à mensagens que as personagens passam. Elas são indivíduos que lutam todos os dias em páginas da história cotidiana!!
Hoje é a parte um de uma série de três. Então, fique de olho porque ainda vem muita coisa por aí!!!
Personagem: Faith Herbert (Editora Valiant)
A personagem da editora Valiant é conhecida também por seu codinome “Zephyr”. Sua primeira aparição foi em 1992 como parte dos “Harbingers”. Com a grande volta da editora às bancas em 2012, Zeppelin, como é chamada às vezes pelos amigos, ganhou o público e seu espaço no primeiro arco de histórias escritas por Joshua Dysart.
O crescimento da personagem tomou força total quando ela estrelou a minissérie própria chamada “Faith”. O arco foi escrito pela talentosa roteirista da série “Orphan Black”, Jordy Houser, que pôde levar toda a sua experiência de sci-fi para ajudar a construir a personagem.
Faith é uma mulher apaixonada por cultura geek, extrovertida e carismática, uma líder nata, como explica a própria Jordy: “Faith é uma jovem que cresceu lendo gibis de super-heróis e assistindo a filmes de ficção científica. Quando seus poderes são ativados, ela fica muito entusiasmada em se tornar uma super-heroína de verdade, do jeito que sempre sonhou. Até o presente momento, ela só lutou ao lado de outros heróis e em equipes”.
Faith se tornou uma influência no mundo dos quadrinhos, ao lado de personagens como a Capitã Marvel, na última década. Sua aparência plus size é algo que a tornou mais acessível e amada. Não que isso seja o que define a personagem, mas é algo que dá mais orgulho para a equipe criativa e a editora. O seu aspecto físico não a tornou menos ou mais “super”, mas sim quem ela é, como explica a autora: “O corpo de Faith é parte de quem ela é, mas não é tudo que ela é. Eu acho que, apesar de esse aspecto de Faith ter atraído a atenção da maioria das pessoas, quem ela é por completo, como personagem, é o que a torna cativante e interessante de ler. Este é meu principal foco quando escrevo ela”.
Referências da matéria:
www.pbs.org
www.terrazero.com.br
Personalidade: Beth Ditto (vocalista, estilista, modelo e ativista)
Original do Arkansas, EUA, Beth chamou atenção com sua banda Gossip. Em 2006 foi eleita a pessoa mais fantástica do rock pela revista NME, e no ano seguinte, foi eleita a mais sexy do mundo! Carismática, ela revolucionou conceitos de beleza e sempre conquistou todos graças a sua personalidade, como ela mesma define: “Dentro do lema do feminismo ‘personal is political’*, eu sinto que tratar as pessoas com gentileza e decência é político – é punk!”.
Em 2015, criou sua própria linha de roupas plus size para mulheres. O uso de sua própria imagem para mudar um conceito ajudou um movimento de auto aceitação de imagem e quebra de conceitos de beleza, “Eu não diria que fui a primeira, de maneira nenhuma, mas definitivamente senti o efeito de ser parte disto. Agora é possível ver meninas mais novas e meninos criando suas próprias coisas”, comenta. Beth também foi exemplo quando se casou com sua parceira de longa data, Kristin Ogata, em 2013. Depois, lutou para que todos os outros estados americanos passassem a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo – o que, na época, não era uma realidade!
Slogan usado em movimentos feministas de 1960, leia mais sobre
Referências da matéria:
www.vogue.com
www.nytimes.com
Dicas de: Carol Fernandez